quinta-feira, junho 24, 2010

Jardins Proibidos...

Ouvi, pela milésima vez, a canção Jardins Proibidos, que toda a gente conhece, mas devo confessar que já algum tempo que não a ouvia.

Não sei, porquê… mas hoje ouvi e senti a música de outra maneira e como tal, resolvi… partilhar a sua letra… que é deliciosa…

“Quando amanheces, logo no ar,
Se agita a luz, sem querer,
E mesmo dia, vem devagar,
Para te ver.

E, já rendido, vê-te chegar,
Desse outro mundo, só teu,
Onde eu queria entrar um dia,
Pr'a me perder.

Pr'a me perder, nesses recantos
Onde tu andas, sozinha sem mim,
Ardo em Ciúme desse jardim,
Onde só vai quem tu quiseres,
Onde és senhora do tempo sem fim,
Por minha cruz, jóia de luz,
Entre as mulheres.

Quebra-se o tempo, em teu olhar,
Nesse gesto, sem pudor,
rasga-se o céu, e lá vou eu,
Pr'a me perder

Pr'a me perder, nesses recantos
Onde tu andas, sozinha sem mim,
Ardo em ciúme desse jardim,
Onde só vai quem tu quiseres,
Onde és senhora do tempo sem fim,
Por minha cruz, jóia de luz,
Entre as mulheres. "

Música: Paulo Gonzo
Letra: Pedro Malaquias

quarta-feira, junho 23, 2010

Definitivo...

Mais um belo poema...

"Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projecções idealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente connosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão “bacana”, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional..."

segunda-feira, junho 21, 2010

É proibido...

Adorei este pequeno poema escrito por Neruda...vale a pena lê-lo com os olhos do coração e tentar reter na alma a sua mensagem....

"É Proibido...
É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual."

Pablo Neruda

sábado, junho 19, 2010

Sorri qd a dor te torturar...

"Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz "

Charles Chaplin

quarta-feira, junho 16, 2010

Relaxar tb pode ser um trabalho árduo...

Hoje, encontrei, no jornal Económico, mais uma notícia interessante e educativa… “Relaxar também pode ser um trabalho árduo de Margarida Vaqueiro Lopes

Ao lermos este artigo, ficamos com a noção exacta, do que é um viciado no trabalho em tempo de férias. As pessoas, podem serem viciadas no trabalho, por opção própria, um refúgio da ausência de vida pessoal, ou por “imposição”, porque hoje em dia, em determinados cargos, as empresas exigem disponibilidade total (24h X 365 dias).

Neste artigo, também podemos encontrar dicas/sugestões que nos ajudam a “desligar” do trabalho quando estamos de férias. As férias… estão mesmo ai… à nossa espera….

Deixo-vos com alguns excertos do artigo...

"Para muitas pessoas, estar numa praia durante um dia inteiro pode ser mais stressante do que trabalhar arduamente. Cerca de 25% da população é viciada no trabalho e tem dificuldades em relaxar nas férias, avança um estudo publicado no Wall Street Journal. Segundo um estudo do ‘site' Expedia.com, cerca de 25% da população mundial é viciada no trabalho, ainda que em diferentes graus. Só nos EUA, 53% dos trabalhadores dizem que não conseguem voltar de férias rejuvenescidos e descansados, enquanto 30% afirma que não consegue desligar-se do trabalho quando está em descanso.

Uma questão que tem sido agravada com a existência de ‘smartphones' - BlackBerry, iPhones entre outros - que permitem, com toda a comodidade, ir verificando os e-mails de trabalho enquanto se bebe uma caipirinha numa esplanada à beira-mar.

(…) Os especialistas consultados pelo ‘WSJ' salientam ainda que quando as pessoas viciadas em trabalho tentam relaxar, muitas vezes sofrem de fadiga, dores musculares, náuseas e até sintomas semelhantes aos de uma gripe. Ou seja, obrigar a pessoa a relaxar durante uma semana, na praia por exemplo, pode ser mais arrasador para ela do que dias de trabalho sem fim. (…)

Dicas para 'desligar'

O ‘WSJ' reuniu algumas dicas sobre como se pode aprender a relaxar mesmo sendo viciado no trabalho. Uma delas é tentar fazer férias diferentes, com cursos que exijam exercício físico ou mental mas que saiam da actividade rotineira.
Outra das sugestões é explicar aos colegas que vai estar mesmo ausente, o que implica não enviar mensagens de trabalho nem deixar coisas pendentes. Dessa forma consegue gerir a angústia de chegar e haver coisas fora do seu controlo.
Pode ainda definir horas certas para ver questões relacionadas com o trabalho, por exemplo, das 9h às 10h e das 17h às 18h. No entanto, durante o resto do tempo deve concentrar-se somente no lazer. “

terça-feira, junho 15, 2010

10 desculpas invulgares para chegar atrasado...

Hoje, li no jornal Económico uma notícia muito interessante, cujo título era “10 Desculpas invulgares para chegar atrasado ao emprego” de Eudora Ribeiro.

A notícia é sobre um estudo feito a várias empresas britânicas, sobre a pontualidade dos seus colaboradores e devo confessar que as 10 desculpas utilizadas, estão fortemente carregadas de imaginação e surpreendem até os mais incrédulos.

Deixo-vos com alguns excertos do artigo, espero que se divirtam (lool…) e já agora, nada de chegar atrasado ao trabalho, porque todos os minutos contam…

“ (…) Na actual conjuntura económica, onde a produtividade e o aproveitamento dos recursos estão a ser mais acompanhados de perto, os empregadores estão mais atentos à pontualidade. Segundo dados da CareerBuilder.co.uk, 39% dos chefes estão mais atentos às horas de chegada dos seus funcionários em tempos de crise do que em ciclos económicos mais saudáveis mesmo estudo revela que 15% dos empregadores diz que gostaria de despedir um funcionário que chegasse atrasado duas ou três vezes, enquanto 12% aceitaria até quatro ou cinco atrasos.

Quando questionados sobre as desculpas mais invulgares para justificar chegadas tardias ao local de trabalho, os empregadores deram as seguintes respostas:

- Houve um assalto ao banco em frente de casa
- Atraso devido às cinzas do vulcão
- Estava preocupado com a colisão iminente de um cometa contra o planeta Terra
- Um cavalo foi contra a frente do carro
- O gato ficou entalado na porta
- Houve um incêndio em casa
- O carro foi bloqueado por um veículo roubado e a polícia estava a tirar impressões digitais
- Dificuldades de adaptação às mudanças de clima na transição do Inverno para o Verão
- Alguém lhe roubou a dentadura
- Um funcionário que diz: "saio sempre à mesma hora de casa, às vezes atraso-me, outras vezes não. Não consigo compreender porquê".

O estudo foi conduzido entre os dias 29 de Abril e 7 de Maio a um universo de mais de 100 empresas britânicas."

segunda-feira, junho 14, 2010

Anjos e Demónios...

Este pequeno texto de Santo Agostinho, explica muita coisa que nos acontece e nós não conseguimos explicar, porque apenas sentimos...vamos estar mais atentos ao que nos rodeia...

"Santo Agostinho, certa vez, escreveu sobre quando foi para o deserto fazer um retiro de silêncio e foi acometido por todo tipo de visão - tanto demónios quanto anjos. Disse que em sua solidão, algumas vezes encontrava demónios que pareciam anjos, e outras vezes encontrou anjos que pareciam demónios. Quando lhe perguntaram como ele sabia a diferença, o santo respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura foi embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demónio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo."

quarta-feira, junho 09, 2010

Caderneta de Cromos...

Devo confessar que estou/fiquei rendida aos “encantos e desencantos” da Caderneta de Cromos.

Para quem não sabe, é um programa de autoria e apresentado por Nuno Markl (sim aquele … do “Homem que Mordeu o Cão” e do anúncio da banda larga...) que passa de 2º a 6º feira às 08:45 e 09:45 na Rádio Comercial.

Na Caderneta de Cromos, podemos encontrar os mais variadíssimos, estranhos e bizarros temas que são descritos e comentados por Nuno Markl de forma irónica, cómica, realista e sem “papas na língua”. São vários minutos de bom entretenimento e boa disposição que nos fazem recuar aos maravilhosos anos 80 e não só...

A Caderneta de Cromos existe, como não podia deixar de ser, no Facebook, aqui, podemos fazer comentários e sugestões de temas.
Eu já sou fã… e recomendo…deixo-vos com o link...

www.facebook.com/.../Caderneta-de-Cromos

Sono....

Ontem à noite, li um artigo no expresso escrito por Christiana Martins, cujo o titulo era “Insónia, um mal em expansão” e pensei para os meus botões, grande novidade...lol..lol..

Quando os problemas crescem e se agudizam, um dos primeiros sinais/alertas que afecta Ser Humano é o facto, de não conseguir dormir, porque a nossa mente está “entupida” de problemas e como tal, não consegue descansar nem abrandar o ritmo e as noites são passadas a pensar…pensar… e quanto mais pensamos…menos conseguimos dormir…e isso torna-se num ciclo vicioso… difícil de combater e superar.

O sono é um reparador natural do nosso corpo, da nossa alma, por isso, temos que o respeitar e seguir as suas regras.

Deixo-vos com alguns excertos do artigo.

“Os problemas do sono estão a aumentar. A geração que tem actualmente quarenta anos é a mais afectada. Nos Estados Unidos já é considerado um problema nacional de saúde.

Os distúrbios do sono poderão entrar para a história contemporânea como uma das características da actual geração de adultos.(…).

A síndrome da perna sem descanso (restless leg), a fadiga causada pelo desfasamento de fusos horários (jet lag) e o sono afectado pelo excesso de trabalho são algumas das patologias já identificadas. (…)

As consequências? Os inquiridos disseram sentir-se doentes, ter maior necessidade de alimentos açucarados, menor disposição para a prática de exercícios físicos e menor apetite sexual. As consequências das consequências? A prescrição de mais de 56 milhões de receitas de medicamentos para dormir, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2007.

Como exemplo, a Salon, uma revista online, conta a experiência de Patrícia Morrisroe, crítica de cinema que publicou recentemente um livro dedicado a relatar os seus anos de luta contra a insónia, "Wide Awake: a Memoir of Insomnia". O seu percurso em busca de uma solução levou-a desde a psicofarmacologia, à meditação, clínicas de sonoterapia, passando pela hipnose ou, pura e simplesmente, à troca de colchão. No fim, diz, descobre que dormir nada mais é do que uma questão de estado de espírito.”

terça-feira, junho 08, 2010

Ser Poeta

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além-Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente! "

Florbela Espanca, Sonetos

quinta-feira, junho 03, 2010

Sol


Foto tirada da Internet...

O Sol está ai... e veio para ficar... com todos os seus estados...lol..lol...
Vamos aproveitá-lo... mas com moderação e sempre bem protegidos...
Viva o Sol!!!!!

quarta-feira, junho 02, 2010

Um dia...

Quando acordamos, a nossa esperança na vida renova-se... temos mais um dia pela frente... um dia que pode ser bom ou mau...só depende de nós...

"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução. Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis. Decidi ver cada noite como um mistério a resolver. Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz. Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar. Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido. Deixei de me importar com quem ganha ou perde. Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir. Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo". Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida". Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente. Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.E desde aquele dia já não durmo para descansar... simplesmente durmo para sonhar."