quarta-feira, junho 09, 2010

Sono....

Ontem à noite, li um artigo no expresso escrito por Christiana Martins, cujo o titulo era “Insónia, um mal em expansão” e pensei para os meus botões, grande novidade...lol..lol..

Quando os problemas crescem e se agudizam, um dos primeiros sinais/alertas que afecta Ser Humano é o facto, de não conseguir dormir, porque a nossa mente está “entupida” de problemas e como tal, não consegue descansar nem abrandar o ritmo e as noites são passadas a pensar…pensar… e quanto mais pensamos…menos conseguimos dormir…e isso torna-se num ciclo vicioso… difícil de combater e superar.

O sono é um reparador natural do nosso corpo, da nossa alma, por isso, temos que o respeitar e seguir as suas regras.

Deixo-vos com alguns excertos do artigo.

“Os problemas do sono estão a aumentar. A geração que tem actualmente quarenta anos é a mais afectada. Nos Estados Unidos já é considerado um problema nacional de saúde.

Os distúrbios do sono poderão entrar para a história contemporânea como uma das características da actual geração de adultos.(…).

A síndrome da perna sem descanso (restless leg), a fadiga causada pelo desfasamento de fusos horários (jet lag) e o sono afectado pelo excesso de trabalho são algumas das patologias já identificadas. (…)

As consequências? Os inquiridos disseram sentir-se doentes, ter maior necessidade de alimentos açucarados, menor disposição para a prática de exercícios físicos e menor apetite sexual. As consequências das consequências? A prescrição de mais de 56 milhões de receitas de medicamentos para dormir, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2007.

Como exemplo, a Salon, uma revista online, conta a experiência de Patrícia Morrisroe, crítica de cinema que publicou recentemente um livro dedicado a relatar os seus anos de luta contra a insónia, "Wide Awake: a Memoir of Insomnia". O seu percurso em busca de uma solução levou-a desde a psicofarmacologia, à meditação, clínicas de sonoterapia, passando pela hipnose ou, pura e simplesmente, à troca de colchão. No fim, diz, descobre que dormir nada mais é do que uma questão de estado de espírito.”

Sem comentários:

Enviar um comentário