terça-feira, março 02, 2010

Dormir a sesta....



Na semana passada, li um artigo fantástico sobre os benefícios da Sesta. Afinal dormir a sesta, além de fazer bem à alma, faz também muito bem ao corpo.

O título do artigo era “Sesta repara espaço de memória” e foi escrito por Filomena Naves, deixo-vos aqui pequenos excertos do artigo:

-“Período de sono da tarde esvazia o armazém cerebral temporário e melhora capacidade de aprendizagem. “ (…);
-“O senso comum sabe-o há muito: uma boa sesta de uma hora e pouco a seguir ao almoço refresca as ideias e faz bem à saúde. Mas os cientistas confirmaram agora experimentalmente que esse período de sono a meio do dia melhora as capacidades cognitivas e perceberam porque que é que isso acontece. (…)”;
-“O sono é essencial para esvaziar o armazém cerebral temporário das memórias e assim arranjar espaço para novas aprendizagens. Esta foi uma novidade apresentada ontem na conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), que está a decorrer em San Diego, na Califórnia.”(…);

Depois de ter lido o artigo, pesquisei na internet a palavra sesta e encontrei um site denominado “os amigos da sesta”, o site é interessante e muito curioso … aqui fica o link para quem quiser… visitar e ficar a saber mais sobre o tema… http://www.amigosdasesta.pt/

Aprendi também que, dormir a sesta não é apenas uma tradição dos alentejanos ou dos brasileiros, mas sim, um hábito que abunda em inúmeros países. É um prazer, melhor dizendo um hábito, ao qual não nos conseguimos desapegar. Dormir a sesta começou a ser protagonizado popularmente como um hábito dos alentejanos, com a típica imagem do “compadre” deitado à sombra do “chaparro” ou de uma “azinheira”, mas a verdade é que todos nós, somos adeptos de uma bela soneca. Ou não ????

No entanto, estudos apontam que dormir a sesta está relacionado com questões genéticas, assumindo-se como uma necessidade e não como algo casual. Mais do que uma simples necessidade, dormir tornou-se também um verdadeiro prazer para o ser humano. Como se costuma dizer, o sono tem um efeito reparador e regenerador no ser humano…

Descobri que os momentos a seguir ao almoço são o período do dia em que o sono aperta mais, excluindo a noite, devido a uma descida de temperatura corporal que origina uma forte sonolência. Dicas para combater a sonolência:

-caminhar um pouco pela rua
-não ingerir bebidas alcoólicas ao almoço
-comer refeições leves

Na verdade, dormir a sesta, prepara o corpo e mente para as novas alegrias e problemas.Viva a sesta !!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário