sábado, março 20, 2010

Saber perder...

Na vida, temos que saber perder, confesso que para mim, é um pouco complicado, porque sou daquelas pessoas que “tenham mal perder”. Isto porque ao perder, apercebo-me das minhas fragilidades, dos meus pontos menos bons, e como sou perfeccionista, perder significa um “pesadelo”, algo onde eu falhei e que não fui capaz de vencer e concretizar.
No entanto, à medida que a idade vai avançando, este sentimento torna-se, cada vez, mais consciente e mais realista, isto é, hoje em dia, encaro o perder, como uma forma de aprendizagem que tenho de ir fazendo, para que na próxima vez, a palavra de ordem, seja ganhar.

Trata-se de um processo lento, que se vai fazendo ao longo da vida, porque temos que ter consciência que na vida, ninguém, mas ninguém é perfeito e todos nós ganhamos e perdemos, o que é verdadeiramente importante e fundamental é aprender com os erros e adquirir novos conhecimentos e ferramentas que nos irão ajudar na próxima vez, para que possamos perder cada vez menos.

A vida é jogo onde existem vários tabuleiros e protagonistas, e cabe-nos a nós conhecer as regras e alinhar no jogo. Se o jogo for para a direita….é para lá que devemos ir…. se for para a esquerda…então vamos para a esquerda… O importante é saber jogar e não ter ou demonstrar medo, porque se tivermos medo, ai somos “engolidos” e “esmagados” pelos nossos adversários.

Eu sei que não é fácil, mas temos que fazer um esforço, porque só assim é que conseguiremos atingir os nossos sonhos e ambições. Estes jogos, existem tanto na vida profissional, como na vida pessoal, temos que estar preparados e vigilantes.

Temos que saber “dar a volta por cima” com um sorriso nos lábios.

Sem comentários:

Enviar um comentário