sexta-feira, janeiro 28, 2011

Os Cavaleiros da Távola Redonda

"O Rei Artur preencheu a sua Távola Redonda com os melhores cavaleiros de todo o mundo. Mas, durante muitos anos, um lugar permanecia desocupado. Ninguém podia sentar-se ali e continuar e continuar vivo; quando um cavaleiro viesse reivindicar o Trono Perigoso, os dias da Távola Redonda estariam a aproximar-se do seu fim.

Um dia, um cavaleiro apareceu na corte, com uma armadura vermelha e sem armas. Saudou o Rei Artur, caminhou directamente para o Trono Perigoso e sentou-se. Os cavaleiros olharam espantados. Mas, atrás do jovem cavaleiro apareceu em letras douradas: "Galahad, o Grande Príncipe". Seja "Bem-vindo", disse o Rei Artur. "Por favor, diga-nos quem é""Sou Sir Galahad, e a minha mãe, Elaine, é a filha do Rei Pelles, o Rei Mutilado.""Já ouvi falar do Rei Pelles, que está no leito no seu castelo de Carbonek. Mas não sabia que tinha um neto.

Ainda assim, Sir Galahad, sinto que o conheço. Parece Sir Lancelot, quando jovem.""Isso não é surpreendente", disse Lancelot, "pois ele é meu filho."Naquela noite, enquanto os cavaleiros festejavam, desabou uma tremenda tempestade. Os trovões ribombavam e os relâmpagos inundavam o salão com sua luz. Os cavaleiros silenciaram-se, e naquele silêncio e naquela luz estranha entrou uma donzela com um cálice coberto com um pano branco. E, daquele cálice, ela deu de beber a todos os cavaleiros. De seguida, a donzela partiu, e aquela luz sobrenatural desapareceu."O que é que isto significa?", perguntou Artur. Sir Galahad respondeu: "Aquele vaso era o Santo Graal. Não descansarei enquanto não o vir a descoberto".

Os outros cavaleiros concordaram: "Temos de descobrir o Graal, que está perdido à tanto tempo ."O Rei Artur hesitava em deixá-los partir, pois previa que aquela não seria uma busca comum, e que muitos de seus cavaleiros iriam fraquejar e talvez perecer pelo caminho. Ele agora sabia porque Merlin tinha dito que o dia em que o Trono Perigoso fosse ocupado seria o dia em que a Irmandade da Távola Redonda começaria a desfazer-se.

Mas já que os cavaleiros tinham jurado procurar o Graal, deveriam fazê-lo. Os cavaleiros do Rei Artur partiram em todas as direcções, cada qual seguindo o seu caminho. As suas aventuras, nesta que era a maior de todas as buscas, facilmente preencheriam um livro. A maioria dessas histórias fala de cavaleiros que perderam o caminho e viram-se envolvidos em lutas e casos amorosos. A busca do Santo Graal não estava destinada a pessoas mundanas como estas, mas apenas aos puros de coração.De todos os cavaleiros da Távola Redonda, três cavalgaram juntos, livres de rivalidades, ganância e ambição, procurando pelo Graal com seus corações e mentes concentrados neste.

Era Sir Persival, Sir Bors e Sir Galahad. Atrás deles cavalgava Sir Lancelot, pedindo o perdão de Deus por ter-se apaixonado por Guinevere, a rainha de Artur.Sir Persival, Sir Bors e Sir Galahad chegaram à beira do mar e encontraram um navio mágico esperando-os. Subiram a bordo e, imediatamente o navio abriu as velas, levando-os ao castelo de Carbonek, onde o avô de Sir Galahad, Rei Pelles, governava um reino arruinado no seu leito de dor.No quarto de dormir do Rei Pelles, a luz estranha e intensa apareceu novamente. Duas donzelas apareceram, a primeira levava o Santo Graal, como antes mas, desta vez ele estava descoberto, e era evidente que era a fonte da luz.

A outra donzela transportava uma lança que parecia derramar sangue em grandes gotas da sua ponta, que a primeira donzela recolhia no Graal."O que significa isto?", perguntou Sir Galahad."A lança é a arma que feriu a costela de Nosso Senhor enquanto Ele estava na cruz. A taça é o Santo Graal, no qual foram recolhidas as gotas do Seu sangue que caíam da ferida."Sir Galahad agarrou na lança e tocou no Rei Pelles com a ponta. Imediatamente o rei ficou bom, e o seu reino devastado começou a florescer outra vez.

Todos foram para a capela e celebraram a Missa, mas desta vez apenas Sir Galahad viu o Santo Graal a descoberto, pois apenas ele, de todos os cavaleiros da Távola Redonda, era completamente puro de pensamentos e acções. Quando fez isso, pareceu encher-se de luz, até que se uniu a ela. Então este, as donzelas, a lança e o próprio Graal desapareceram para sempre do mundo dos Homens. Sir Bors e Sir Persival saíram da capela e descobriram Sir Lancelot exausto no chão.

A força de vontade havia-o levado até ali mas, apesar de arrepender-se de todos os seus pecados, não merecia entrar na capela e ver o Graal descoberto - embora fosse o maior cavaleiro de todos os tempos."

Fonte: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário