terça-feira, janeiro 12, 2010

Capote alentejano é um sucesso além-fronteiras




Devido à vaga de frio e de chuva que está assolar o mundo, o nosso capote alentejano está a renascer e a passar as fronteiras de Portugal.

O Capote Alentejano é uma capa comprida feita à mão e por encomenda. Os materiais utilizados são a fazenda de lã ou o burel. A gola pode ser de Borrego, de raposa ou de fazenda. O forro interior é de xadrez. O Capote é um agasalho tradicional do Alentejo, que tem vindo a conquistar a Europa e não só.

Em Portugal há uma única fábrica de capotes. Situa-se em Santa Eulália, no concelho de Elvas, e é naquela freguesia alentejana que todos os verões se começam a confeccionar centenas de capotes para a época mais fria do ano. Este ano já confeccionou mais de 700 peças para Portugal, França, Inglaterra, Canadá e EUA.

Em Portugal, personalidades conhecidas como os antigos Presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio, e o escritor, Nobel da Literatura, José Saramago aderiram à moda e todos eles têm um capote da fábrica de José Alpedrinha.O capote alentejano vende-se no Alentejo desde o início do século passado.

Antigamente era vestido por agricultores e trabalhadores rurais. O capote cinzento-escuro destinava-se aos senhores das terras (os latifundiários), os castanhos eram típicos dos habitantes do Redondo e Reguengos de Monsaraz e o verde (uma cor recente), foi feito a pensar nas senhoras espanholas e nos caçadores.

Devo confessar, que sempre foi o meu sonho ter um capote alentejano, mas devido ao seu custo elevado (aproximadamente 480,00€), ainda não me foi possível concretizá-lo, mas tenho esperança, de que um dia irei ter um capote alentejano que me irá proteger do frio e da chuva.

Sem comentários:

Enviar um comentário