quarta-feira, janeiro 06, 2010

Dia de Reis


Hoje, quando cheguei ao meu local de trabalho, deparei-me com um bolo-rei gigante que ia sendo, fatia a fatia, distribuído pelos colaboradores que iam chegam para começarem o seu dia de trabalho. Mas eu não comi, porque sinceramente não aprecio, por causa da fruta cristalizada... prefiro o bolo rainha com frutos secos e esse não havia... :(...

O Dia de Reis assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus. Deram-lhe ouro, incenso e mirra. Em alguns países, especialmente nos países hispânicos (por exemplo em Espanha), é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.

Em Portugal, nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam, na escolinha, a história dos Reis Magos, ficam todas contentes, porque, pelo menos, uma vez na vida são reis e rainhas… e com direito a coroa….


Deixo-vos…. um pequeno poema do Dia de Reis que encontrei na internet e que achei muito bonito…. Os meus parabéns aos seu autor que não sei quem é…


“Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.”

Sem comentários:

Enviar um comentário