terça-feira, janeiro 19, 2010

A Lamentação é Completamente Inútil


“Não há dúvida de que é inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante o mundo. Resta saber se não é igualmente inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante nós próprios. Evidentemente. De facto, ninguém se lamentará perante si próprio, a fim de se incitar à piedade, o que nada significaria, dado que a piedade é, por definição, o voluptuso encontro de dois espíritos. Para quê, então? Não para obter favores, porque o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza. Resta a hipótese de o fazermos para extrair verdades do nosso coração amolecido pela ternura. Mas a experiência ensina que as verdades surgem apenas em virtude de uma pacata e severa busca, que surpreende a consciência numa atitude inesperada e a vê, como de um filme que parasse de repente, estupefacta, mas não emocionada. Basta, portanto.”
Fonte: Cesare Pavese, in "O Ofício de Viver"

Após ter lido este pequeno texto, conclui que na vida, temos que saber dar a volta por cima, temos que aprender a sobreviver e a superar as dificuldades porque quanto mais, nos lamentamos, mais frágeis e vulnerareis ficamos e ai, todas as adversidades, mesmo as mais pequenas e insignificantes se tornam obstáculos difíceis de ultrapassar e a nossa vida ficará sempre na mesma… parada no tempo e no espaço….

Para combater a “lamechice” temos que nos tornar fortes e seguros da nossa personalidade e identidade e sobretudo sabermos muito bem para onde queremos ir e quais os nossos objectivos e para isso a nossa “auto-estima” tem de ser muito elevada…

Abaixo a “lamechice”!!!! Viva a “auto-estima”!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário