quarta-feira, novembro 04, 2009

Alcoolismo_Tratamentos têm mais procura...

De manhã, ao ler as notícias na internet, deparei-me com esta alegre surpresa, cada vez mais, as pessoas que sofrem de alcoolismo estão a pedir ajudar para fazerem tratamentos de recuperação, confesso, que não tinha essa percepção, pensei que os números do alcoolismo estavam a aumentar. Boa !!!!!

Global Nóticias “■■■O número de alcoólicos em Portugal não tem aumentado apesar de haver
Cada vez mais pessoas dependentes do álcool a pedirem tratamento, revelou uma técnica de serviço social do Centro Regional de Alcoologia do Sul.(...). Quanto ao número de alcoólicos – 700 mil –, tem a percepção de que não tem aumentado. Aquilo que há, sem dúvida, são outras formas de consumos. Há outros padrões,particularmente no grupo dos nossos jovens”.

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra “alcoolismo” é "geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com
bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. (…)".

No entanto, continuo apreensiva, porque na última parte do artigo, é referido, que os jovens cada vez mais, estão a mudar comportamentos e padrões e isso é perfeitamente visível, quando saímos à noite. É raro ver um jovem (rapaz ou rapariga), sem ter um copo na mão, e não é de sumo…lol.lol…

Penso que muitos jovens (demasiados na minha opinião) e muitos deles, influenciados por amigos, publicidade, etc… envergam pelo caminho do álcool muito cedo, porque infelizmente está na moda e parece mal, não beber nada quando se sai à noite para ir à discoteca. Porque aliás, uma das premissas dos jovens é, “se tivermos com um copo a mais, a diversão é muito maior…”

Temos que ter a consciência, que se pode beber, desde que seja moderadamente, porque se bebermos todos os dias, o hábito tornar-se um vicio difícil de controlar que irá influenciar para sempre, a nossa vida e de quem nos ama. Por vezes, quando nos apercebemos dessa situação, já é tarde de mais, perdeu-se tudo… e todos… nada mais nos resta… chegámos ao fundo do poço… e ai , só a própria pessoa poderá sair dele e começar a longa caminhada da recuperação.

Infelizmente, na minha vida, já me deparei com pessoas que têm esse problema, eu digo-vos que não é fácil, para quem tem, porque no fundo perdem tudo, por vezes, mesmo a dignidade humana, e para outros, que assistimos à lenta degradação da pessoa e nada podemos fazer… porque um alcoólico só se cura …se aceitar que tem problemas com a bebida… porque a sua recuperação depende da sua força de vontade.

Beber só moderadamente e em ocasiões especiais!



Sem comentários:

Enviar um comentário