segunda-feira, novembro 02, 2009

Taxa de Utilização do Serviços dos Terminais de Multibanco

Hoje li no CM a noticia que "Desde ontem que os comerciantes podem cobrar uma taxa aos clientes que paguem com cartão, mas a maioria dos lojistas ouvidos ontem pelo CM ainda nem tinha conhecimento de tal possibilidade, e nem um estava a fazer essa cobrança. (...) Nos termos da transposição para a lei portuguesa de uma directiva europeia, fica ao critério dos comerciantes aplicar ou não uma taxa pela utilização de cartão por parte do cliente. Mas, se o fizerem, os comerciantes têm de informar o consumidor, ou ficam sujeitos ao pagamento de uma multa entre 4 mil e 5 milhões, conforme o volume de negócios.
Numa altura de crise, os comerciantes pensam duas vezes em pedir ao cliente que pague uma taxa quando o pagamento é electrónico, e os consumidores rejeitam categoricamente tal medida. Várias das pessoas com quem o Correio da Manhã falou afirmaram mesmo que em tal cenário devolveriam os cartões ao banco. "


O Dia 01 de Novembro de 2009, que é o Dia de Todos os Santos, trouxe-nos este ano, um presente, antecipando o Natal, só que este presente veio " envenenado", talvez influenciado pelo dia da Bruxas….que cada vez tem mais adeptos no nosso pais…

Na minha modesta opinião, a nova taxa cobrada nos pagamentos por Multibanco, em vez de ser um benefício para os comerciantes, será antes um pesadelo/um fardo, isto porque, pessoalmente, não acredito que nenhum comerciante, pelo menos os “pequenitos”, e uma vez que não é obrigatório, utilize esta taxa, pois corre o risco, de perder esse Cliente para sempre. E um Cliente insatisfeito, traz má publicidade.

Não nos podemos esquecer, que hoje em dia, o “consumismo” ainda está muito fraco, e todos os Clientes são como “tesouros” para os comerciantes, são eles que os ajudam as pagar as contas e a suportar as despesas que nunca acabam….


O Consumidor (todos nós) como está “farto” de pagar…e pagar…e pagar… irá apenas comprar em lojas, onde a taxa não é aplicada, porque também tem os seus euros contados e não se pode dar ao luxo (alguns… é certo…. ehehehe..) de desperdiça-los em taxas complexamente desadequadas à nossa realidade.

Quem ficou a ganhar, foi a classe dos “cinco dedos”, porque assim, o seu negocio irá ficar mais rentável, uma vez, que teremos que andar com mais euros na carteira….ou não… depende …….se os tivermos… para gastar…

Pode ser, que esta directiva europeia, seja igual a tantas outras que apenas fica no papel…

Sem comentários:

Enviar um comentário