quarta-feira, novembro 11, 2009

DIA DE SÃO MARTINHO


Hoje, dia 11 de Novembro, comemora-se o Dia de São Martinho, dia de assar castanhas e provar o vinho novo que foi feito nas vindimas.

Apesar de a tradição, já não ser o que era, continuamos a festejar o S. Martinho com castanhas (cozidas ou assadas), água-pé (para que gosta…), uma fogueira para saltar (quem for aventureiro) e boa disposição.

Todos os anos, no meu local de trabalho, temos a oferta de um saquinho com castanhas assadas, mas este ano e devido à redução de custos, não tivemos essa prenda… confesso que fiquei triste porque gosto muito de castanhas. Enfim…

Em Portugal, temos dois provérbios que espalham bem o dia de São Martinho:
- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho;
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

E quem não se lembra da Lenda de São Martinho, e do porquê do “Verão” de S. Martinho? “Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.”

Durante a Idade Média, S. Martinho foi, o santo mais popular de França, e ainda, hoje em dia, o seu túmulo em Tours, é frequentemente visitado por milhares de pessoas. Aliás, é considerado um dos maiores centros de peregrinação de toda a Europa Ocidental.

São Martinho, é adorado e idolatrado pelas pessoas, devido à sua humildade, generosidade e partilha para com os outros.

S. Martinho é padroeiro dos hoteleiros, cavaleiros e alfaiates.

Vão seguir o exemplo do São Martinho e utilizar mais o verbo partilhar…

Sem comentários:

Enviar um comentário