quinta-feira, novembro 05, 2009

Beber Água

Todos os dias, somos constantemente bombardeados através da publicidade para bebermos água, porque nos faz bem porque é benéfico para a nossa saúde. Mas com tanta água, até nos podemos afogar ou afundar... lol..lol..lol..

Mais uma vez, recorro à Wikipédia, a enciclopédia livre, para descrever a palavra “ água (quimicamente podendo ser designada por: hidróxido de hidrogênio, monóxido de di-hidrogênio ou ainda protóxido de hidrogênio). A água possui fórmula química H2O, sendo dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio ligado por meio de ligações químicas. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, sendo encontrada principalmente nos oceanos, calotas polares, na atmosfera sob a forma de nuvens, nos continentes em rios, lagos, glaciares, aquíferos e em todos os seres vivos”.

Todos nós, hoje em dia, temos a consciência que beber água, é fundamental, dá vida, porque sem ela, o corpo humano não resiste muito tempo. A ingestão de água dá-nos saúde, porque ela é o componente mais abundante do nosso organismo. Num adulto, cerca de 60 a 70% do seu peso é constituído por água.

A água tem um papel muito activo, importante e fundamental dentro do nosso organismo por exemplo:

- Participa na regulação da temperatura do organismo;
- É o meio de transporte dos nutrientes a todas as partes do corpo, e de eliminação de resíduos metabólicos;
- Ajuda os rins a funcionarem correctamente e impede que se tornem preguiçosos;
- Previne a ocorrência de infecções urinárias;
- Melhora a aparência da pele, pela eliminação de resíduos da digestão e pela manutenção do seu estado de hidratação, impedindo que esta fique áspera e seca, e que envelheça mais rapidamente.

É uma parte activa do nosso organismo, se perdemos cerca de 20% da água corporal podemos morrer… dá que pensar….

Devido ao stress do dia-a-dia, do sedentarismo, dos maus hábitos alimentares, das diferenças de temperatura, etc, todos nós, necessitamos constantemente, de repor a água perdida diariamente, caso contrário entramos num processo de desidratação, porque o nosso organismo não tem capacidade de armazenar água.

Muitos especialistas em nutrição, afirmam que devemos beber cerca de 10 copos de água por dia (+/- 2 litros). Esses copos deverão ser distribuídos ao logo do dia. Para colmatar, a dificuldade e resistência de algumas pessoas em beber água, existe um programa que se instala no computador, que de X em X tempo, nos alerta para irmos beber água. Uma ajuda preciosa e original.

No entanto, conheço, pessoas que para elas beber água é simplesmente é um prazer….

Deixo-vos aqui algumas sugestões para aumentar a ingestão de água:

- Beber um copo grande com água quando se acorda, antes de ingerir alimentos sólidos;
- Ter uma garrafa de água na secretária ou dentro da mala, para ir bebendo longo do dia;
- Às refeições, em vez de refrigerantes e álcool, beba água;
- Durante e após, a prática de exercício físico, beba água.

Beba água, mas NÃO a desperdice … porque é um bem, cada vez mais escasso no nosso planeta !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário