segunda-feira, novembro 09, 2009

Rir é o melhor remédio

Hoje pela manhã, li um artigo no expresso, que saiu no sábado, cujo título é “ Rir é o melhor remédio”, o objectivo do artigo, segundo a autora Teresa Gens “ é nos ajudar (e a si também) a potenciar a energia positiva”. Vale a pena lê-lo....

Então, resolvi escrever sobre este tema, porque pessoalmente, sou uma pessoa que normalmente trago um sorriso, mesmo quando a vida nos prega alguma partida. Para mim... a vida é muito mais fácil, se tivermos um sorriso nos labios... porque nos enche o coração de energia positiva...

O riso é um instrumento à disposição do Homem, que nos torna felizes, porque aumenta a nossa energia física e emocional. O riso ajuda-nos, nos bons e nos maus momentos, porque ao rir, o Homem, está a libertar o seu corpo de tensões e energia negativas.

O medo, o nervosismo, a ansiedade podem ser facilmente destruídos com um riso…. Quem resiste a um sorriso de ponta a ponta…!!!! …. Costuma-se dizer, que um sorriso, vale mais que 1000 palavras… e eu acredito nessa máxima...

Para o actor/formador Raúl de Orofino que há 30 anos vem trabalhando, em bem humoradas acções de formação, como a consciência do riso, refere que “ O homem é o único animal que ri, temos uma ferramenta poderosa que nos ajuda a viver bem, a trabalhar melhor, a sermos mais criativos e flexíveis. O riso mata o medo, propicia a generosidade e quando rimos temos mais entusiasmo de seguir nossos caminhos".O humorista conta ainda que muitos hospitais no mundo aplicam terapias de humor para pacientes com cancro e com sida e a sobrevivência deles aumenta." É por isso que rir é "muito mais sério do que todos pensamos."

Seguindo esta linha de pensamento, temos, em Portugal, a Associação Nariz Vermelho que é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 4 de Julho de 2002 como Associação de Apoio à Criança. O principal objectivo da Associação é levar alegria às crianças hospitalizadas, envolvendo não só os pais, mas também os profissionais de saúde, com quem dialogam acerca da condição das crianças, para agir em conformidade com o seu estado de saúde e de espírito, potenciando assim a terapêutica e respectivos resultados. E pelo que li, tem tido imenso sucesso e uma boa receptividade por parte das crianças e pais. Uma excelente e preciosa ajuda às nossas crianças que infelizmente, têm que estar internadas nos nossos hospitais.

Com um riso, o homem, pode desarmar um inimigo ou confortar um amigo, porque nos permite criar uma ponte entre as pessoas, facilitando o comportamento amigável.

Segundo o Dr. Panksepp , o “Riso e brincadeira fertilizam não somente o cérebro, mas fertilizam também o espírito humano. Estes são tipos de sistemas que nos permitem ser brincalhões, construir estruturas sociais estáveis e manter unidas criaturas que fazem coisas certas no mundo.”

Ao acordarmos de manhã, vamos pensar que ao rirmos estamos a criar e gerar energia positiva que irá invadir os corações daqueles que não sabem sorrir….

Sem comentários:

Enviar um comentário