Tu tens o Poder
Quando estava a beber café, reparei num cartaz, onde é pedido às pessoas para darem sangue, porque “Dar sangue é Dar vida”, mas o que me chamou à atenção e achei interessante foi o título:
“Tu tens o Poder”…. ou então ….“You have the Power…”
Comecei logo a fazer mil e uma combinações com as palavras e pensei…. de facto, o Ser Humano e não só… tem vários poderes, entre eles, um que eu considero fundamental que é o poder do “livre arbítrio” que significa segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre “é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas acções”.
Mas nem sempre podemos escolher ou exercer o nosso poder de “livre arbítrio”, porque vivemos numa sociedade com regras onde as nossas acções são condicionadas pela família, pela religião, pelo trabalho, pelos amigos, pelos inimigos…. é um ciclo vicioso que nos impede de sermos livres… acho que só a nossa alma é totalmente livre… porque o corpo está preso a valores morais e éticas terrenas que são difíceis de se desenraizar…
O “livre arbítrio” é algo inato que mais cedo ou mais tarde, no decorrer da nossa vivência/existência, iremos utilizá-lo nas mais diversas acções, porque como afirmou Jean-Paul Sartre “Nós somos livres para deixar de ser livres”.
Tu tens o Poder de :
· Ser Feliz
· Ser Amigo
· Ser Fiel
· Ser Trabalhador
· Ser Ecológico
· Etc..
Depende de cada um de nós, a utilização ou não desse grande poder é que é o “livre arbítrio”….
Sem comentários:
Enviar um comentário