domingo, novembro 08, 2009

Arco-Iris



Hoje, o dia amanheceu chuvoso, cinzento e ventoso, no entanto, o Sol ia tentando a sua sorte, por debaixo das nuvens carregadas de água e brindava-nos com raios de calor bem quentinhos.

Todos nós sabemos que quando chove e faz sol ao mesmo tempo, no céu aparece algo maravilhoso e fantástico, que é o arco-íris. Penso que é uma coisa, todos gostamos de ver e observar, porque nos reporta à nossa infância, onde todos os contos e histórias infantis, tem um arco-íris como cenário.

É uma coisa positiva que nos faz sentir bem, pelo menos a mim.

O que torna o arco-íris fascinante é, que numa das suas pontas, existe um pote cheio de moedas…e se algum de nós conseguisse esse pote…. resolveria todos os nossos problemas… ou quase todos….

Hoje quando regressava de Lisboa, o meu Sobrinho Alexandre, diz-me: “ Tia olha que bonito está o arco-íris” e eu respondi-lhe “ pois está…vamos ver se encontramos o pote do tesouro….eheheh…”. Então quando cheguei a casa, decidi ir pesquisar, na internet, a palavra arco-íris, e encontrei algumas coisas interessantes, que irei de seguida partilhar convosco…

O arco-íris é composto por sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. É muito colorido e as suas cores são muito vivas.

Recorrendo à Wikiédia, a enciclopédia Livre, “um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva ou arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo”.

Devido à sua beleza extraordinária, o arco-íris foi utilizado em muitas histórias contemporâneas, como na canção Over the Rainbow e no filme musical O Mágico de Oz .

Encontrei, também a Lenda do Arco-íris, que conta a história de João, um miúdo pobre, cujo pai tinha morrido, e a mãe não conseguia sustentar a casa e os seus filhos.

A lenda conta que “um dia, João, foi à pescar alguns peixes para o jantar e reparou, que por, detrás dos arvoredos estava um anão sentado num banco de madeira, a cantarolar e a costurar um colete verde. O João ficou muito contente de ver o anão, porque sabia que era ele que guardava o tesouro do arco-íris e como tal e para ele não fugir, agarrou pela mão. João perguntou-lhe pela localização do tesouro, mas o anão inventou logo uma mentira, dizendo que estava a ouvir um touro bravo a chegar. João com medo, abriu a mão e o anão desapareceu. João ficou muito triste, porque necessitava do dinheiro para dar à sua mãe.

Passaram-se alguns meses, até que um dia ao voltar para casa, sentiu os olhos ofuscados com o brilho intenso, e à sua frente estava novamente o mesmo o anão, agarrou-o, mas agora sabia o que fazer, João disse-lhe, com voz firme, traz-me o pote de ouro. Perante, a atitude determinada de João, o anão, não teve outro remédio, se não lhe dar o pote de moedas, para isso, o anão, fez um gesto com a mão e imediatamente um belíssimo arco-íris iluminou o céu, saindo do meio de duas montanhas e terminando bem ali aos pés do João e ao fundo, ali estava um pote de barro, cheio de ouro e pedras preciosas. João libertou o anão e este desapareceu por dentro do arco-íris, desejando-lhe boa sorte.

O João e a sua família não mais passaram fome e foram muito felizes…".

Para mim, o arco-íris é o sorriso do céu… que nos permite ter esperança, e acreditar que fomos capazes encontrar os nossos potes com os tesouros da vida….

Sem comentários:

Enviar um comentário