sábado, novembro 07, 2009

Rua Sésamo


Hoje vou falar sobre um programa infantil que passou por várias gerações e que ainda hoje, consegue cativar a atenção de miúdos e graúdos. Quem não se lembra da Rua Sésamo e das suas alegres personagens.

Ontem, quando estava a almoçar com os meus colegas de trabalho e no meio da nossa habitual amena cavaqueira (os nossos almoços são sempre momentos de boa disposição…) surgiu o tema da Rua Sésamo, isto porque fez ontem 20 anos que a série chegou a Portugal… e se pensarmos bem… 20 anos é muito tempo, e, o que ainda é mais extraordinário é que a série continua a ir para o ar nos E.U.A… com altos índices de audiência.

Em Portugal, e segundo informação disponível na Internet, estreou em Novembro de 1989 a versão portuguesa da rua mais famosa do mundo e terminou em Maio de 1990. Após a emissão do 1º episódio, a Rua Sésamo, tornou-se num fenómeno de audiências, devido a ter sido muito bem aceite pelo público infantil e mais velho.

E a musica da Rua Sesámo, era uma musica com uma letra simples, mas que ficava no ouvido, e lembro-me e que quando começava o genérico, imediatamente, começamos a cantar….

"O Sol nasceu, como está lindo o céu
Cá vou eu, vem tu daí também
Aprender como se vai até à Rua Sésamo
Vem brincar, traz um amigo teu
E ao chegar tu vais poder também
Ensinar como se vai até à Rua Sésamo..."

A Rua Sésamo foi considerado um programa educacional, como tal, e segundo a Maria Emília Brederode Santos, directora pedagógica e responsável pelo currículo do programa, explica que "Era tudo feito em função dos nossos objectivos educativos, que cada país define".

Em Portugal, a Rua Sésamo era composta por várias personagens: Poupas, Ferrão, Guiomar, André, Egas e Becas, Monstro da Bolachas ou Gualter.

Pessoalmente, a personagem que gostava mais de ver, era o Monstro das Bolachas, cujo o seu alimento preferido, como diz o nome, eram as bolachas… (tinha bom gosto…). Era um monstrinho muito simpático e engraçado. Nos E.U.A e no sentido de reduzir o consumo do seu alimento favorito – as bolachas – e numa iniciativa destinada a combater a obesidade infantil, o monstro das bolachas informa as crianças que «uma bolacha só deve comida de vez em quando" ».

Hoje em dia, a Rua Sésamo está em exibição nos E.U.A, abraçando os temas da alimentação saudável e a prática da educação física, isto porque, infelizmente, a taxa de obesidade infantil nos E.U.A não pára de aumentar e já é um problema de saúde publica.

Como diz o velho ditado “ Recordar é Viver”….

Sem comentários:

Enviar um comentário