sexta-feira, novembro 06, 2009

Alto Alentejo

Hoje vou falar sobre um tema, pelo qual, tenho um carinho especial, porque tenho uma “costela alentejana” pelo lado materno. Isso mesmo, vou falar do Alentejo, mais concretamente do Alto.

Terra linda, de boa gente e boa comida … :)

O Alentejo está na moda é recomenda-se vivamente…Hoje manhã, li um artigo no Global Noticias que tinha como titulo “O exaltado pelo ‘New York Times’ e era sobre o Alto Alentejo e dizia que“ O jornal norte-americano New York Times descobriu o Alto Alentejo, um destino, diz, “ignorado, mas não por muito tempo, que nos últimos anos se tornou refúgio de “um sofisticado jet set internacional”, com os seus hotéis de charme, adegas e restaurantes. Na secção de viagens da edição de fim-de-semana, ontem divulgada na sua página na Internet, o jornal conta a história de Doug Smith, americano cansado da gestão do seu hotel na Califórnia e à procura de novos projectos “num local exótico”, que acabou por descobrir o “Além -Tejo”, e comprar uma quinta do século XVIII em Campo Maior. (…) A oferta gastronómica é longamente detalhada, dos queijos de Nisa à grande variedade de vinhos regionais, passando por especialidades com as migas ou as várias formas de cozinhar o bacalhau. Como na Toscânia ou na Provença, a comida e o vinho estabelecem laços entre as famílias locais e os visitantes, escreve o jornal, que recomenda alguns restaurantes destacando a genuinidade dos produtos e o poder atractivo de uma cozinha. (…) Por enquanto, “é um destino sem complicações, em conta e agradável”, concluiu diário nova-iorquino, uma espécie de Toscânia, como era esta região da Itália, há uns 30 anos atrás.”

Devo confessar que fiquei muito orgulhosa por este artigo, porque se está a elogiar uma região de Portugal e isso é muito bom e importante para o Pais, e como se trata de um jornal de renome internacional e muito bem conceituado, esta boa publicidade pode trazer mais turistas para a região… o que é excelente….


O Alto Alentejo, é composto por 2 distritos:

· Distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Olivença, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo, Vila Viçosa;

· Distrito de Portalegre: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Portalegre, Sousel.

Dos dois distritos mencionados anteriormente, aquele que conheço melhor é o distrito de Portalegre, terra bonita, com excelentes potenciais para serem explorados e aproveitados pelos visitantes:

· Bons restaurantes, onde se pode comer o que de melhor se fabrica no Alentejo;
· Locais e Monumentos lindíssimos e de riqueza arqueológica e patrimonial;
· Artesanato com qualidade;
· Paisagens deslumbrantes;
· Termas, para tratamento ao nível das vias respiratórias;
· Feiras…

Cada vez mais, as pessoas da cidade estão a comprar montes para passarem os fins-de-semana, muitas delas e como, que um regressar às suas origens. Uma das grandes apostas que reina no Alto Alentejo, é a exploração do Turismo Rural/Ecológico, que está a ter cada vez mais adeptos em todo o mundo.

No entanto, infelizmente, ainda há muito por fazer, é preciso urgentemente, trazer mais investimentos, para que estes possam fomentar e gerar mais trabalho para os jovens, senão, estes terão que procurar outros alternativas noutro local… Não nos podemos esquecer que o Alentejo está a ficar cada vez mais envelhecido, e é preciso combater isso.

Não podemos deixar “morrer” o “cereal” de Portugal… Visitem o Alentejo… provem os seus sabores … explorem nas suas paisagens.. deixo-vos aqui uma recomendação doce: Quando forem a Elvas, procurem e provem as Ameixas do “Luís Conceição”… são extraordinárias… e boas para o organismo …

Visitem o Alentejo … vale mesmo a pena :)

Sem comentários:

Enviar um comentário